A Google revelou planos para um novo campus na área de Moffett Park, em Sunnyvale, Califórnia, que ficará a poucos quilômetros da tão aguardada sede da Googleplex em Mountain View. E, assim como os campus em Mountain View e Londres, o projeto está a cargo do Bjarke Ingels Group (BIG).
Localizado na avenida Caribbean Drive, o complexo consistirá em duas edificações que somarão mais de 90 mil metros quadrados de espaço de escritórios e terão capacidade para até 4.500 funcionários.
E, como em muitos dos projetos mais bem sucedidos do BIG, o conceito de design concentra-se em promover atividades e maximizar o espaço acessível, inclusive no seu telhado, onde os funcionários da Google poderão caminhar, andar de bicicleta ou patinar entre os níveis. O empreendimento também visa altos padrões de sustentabilidade ambiental, incluindo uma classificação LEED ouro, um sistema de transporte público integrado e um projeto de paisagismo nativo e de baixo consumo de água.
Ao trazer a cobertura ao nível do solo, as edificações tornar-se-ão uma extensão visual dos parques e bairros circundantes, um local que a Google prevê como uma futura comunidade de uso misto onde seus funcionários poderão trabalhar e residir.
"A habitação faz parte do nosso processo de pensamento no Moffett Park", disse Mark Golan, diretor de operações da unidade global de investimentos e desenvolvimento imobiliário da Google, em entrevista para o Mercury News. "Uma nova comunidade de uso misto onde você possui capacidades de trabalho ao vivo, faz muito sentido. Habitação e transporte são dois grandes problemas para o Vale em geral, e eles são enormes problemas para a Google. Uma das melhores maneiras de abordar isso é criando comunidades de uso misto que permitem que as pessoas vivam perto de onde elas trabalham, o que gera uma comunidade vibrante e também facilita a mobilidade".
O terreno para o projeto foi adquirido em um acordo de US $ 210 milhões com a NetApp no início deste mês e em uma maior aquisição de terras comprada em julho do ano passado, totalizando 40,5 hectares. A localização é concebida como parte de uma estratégia maior para a expansão da presença da Google na cidade. Como parte da iniciativa, a Google contribuirá com mais de US $ 1.000.000 para fornecer habitação para a população sem-teto de Sunnyvale e mais de US $ 750.000 para projetos educacionais.
"Este é o início de um processo conjunto com a cidade de Sunnyvale", acrescentou Golan.
Em colaboração com o projeto arquitetônico do BIG estão Clive Wilkinson Architects (interiores) e OLIN (paisagismo). O complexo tem inauguração prevista para 2021.
Novas imagens do campus da Google em Mountain View
Novas imagens do campus da Google em Mountain View, Califórnia, proposto pelos escritórios BIG e Heatherwick Studio, foram divulgadas em documentos entregues às autoridades municipais no mês passado. Originalmente anunciado em 2015, o projeto passou por várias revisões após ter enfrentado dificuldade com o conselho de urbanismo local e, em seguida, trocar de terreno com outro gigante da internet, o LinkedIn.